7 artefatos bíblicos que provavelmente nunca serão encontrados

Pin
Send
Share
Send

A pesquisa

(Crédito da imagem: Photo12 / UIG via Getty Images)

O mundo da Bíblia continua a fascinar estudiosos e o público em geral. Várias escavações em andamento em Israel, Palestina, Jordânia, Egito e outros países do Oriente Médio visam ajudar os pesquisadores a entender melhor as histórias escritas dentro do livro. Os arqueólogos veem algumas partes da Bíblia como um registro histórico frouxo, mas não há como verificar (sem encontrar artefatos reais) o que é verdade e o que é ficção.

Embora muitos artefatos bíblicos incríveis, como os Manuscritos do Mar Morto, tenham sido descobertos, alguns desses artefatos provavelmente nunca serão encontrados. Aqui está uma olhada nos artefatos bíblicos que provavelmente nunca aparecerão.

Arca da Aliança

(Crédito da imagem: Shutterstock)

De acordo com a Bíblia hebraica, Deus ordenou que Moisés dissesse aos israelitas que construíssem a arca da aliança e guardassem dentro dela tábuas inscritas nos Dez Mandamentos. A arca era feita de madeira de acácia e coberta de ouro.

Durante o reinado do rei Salomão (cerca de 3.000 anos atrás), o primeiro templo, o lugar mais sagrado do judaísmo, foi construído em Jerusalém. A arca da aliança foi mantida dentro do templo até 587 a.C., quando os babilônios conquistaram Jerusalém, destruindo grande parte da cidade, incluindo o templo. Não está claro o que aconteceu com a arca depois disso. Algumas histórias dizem que ele estava oculto antes que os babilônios chegassem ao templo, com uma lenda afirmando que a arca "não será revelada até o dia da vinda do Messias, filho de Davi".

Outra lenda propõe que a arca foi levada para a Etiópia, onde agora reside dentro da Igreja de Nossa Senhora Maria de Sião. Um estudioso chamado Edward Ullendorff afirmou que ele conseguiu ver essa arca durante a Segunda Guerra Mundial e que não é a arca original. O que aconteceu com o original, parece improvável que ele seja redescoberto.

Arca de noé

(Crédito da imagem: Shutterstock)

Uma história contada na Bíblia Hebraica diz que Deus inundou o mundo inteiro porque os humanos estavam se tornando perversos demais. Antes que isso acontecesse, Deus disse a um homem chamado Noé, a quem Deus acreditava ser justo, que construísse uma arca maciça de madeira de cipreste e abrigasse dentro dela a esposa e os filhos de Noé, juntamente com pares masculinos e femininos de todos os seres vivos. Dessa forma, o mundo poderia ser repovoado após o dilúvio.

Depois que a arca foi construída e as criaturas colocadas dentro dela, de acordo com a Bíblia Hebraica, a Terra foi inundada por 150 dias, matando tudo o que se movia em terra. Quando as águas da enchente recuaram, a arca parou nas "montanhas de Ararat", diz a Bíblia hebraica. Embora exista um monte Ararat no leste da Turquia, na área em que as fronteiras da Turquia, Armênia e Irã se cruzam, não está claro se essas são as "montanhas de Ararat" mencionadas na Bíblia Hebraica.

Os exploradores procuram a Arca de Noé há séculos, mas nunca a encontraram e provavelmente nunca o encontrarão. Muitos estudiosos consideram a história mítica e não acreditam que a Arca de Noé realmente existisse.

Cálice Sagrado

(Crédito da imagem: Shutterstock)

O Santo Graal, também chamado de Santo Cálice, é o cálice que Jesus supostamente usou na Última Ceia, que ele teve com seus discípulos antes de ser crucificado. De acordo com a Bíblia: "Então ele tomou um copo e, quando agradeceu, deu a eles, dizendo: 'Beba disso todos vocês. Este é o meu sangue da aliança, que é derramado por muitos pelo perdão dos pecados. '"Mateus 26: 27-28.

Não está claro o que aconteceu com o copo após a Última Ceia. De fato, os estudiosos não têm certeza se a Última Ceia ocorreu. Na literatura medieval, o rei Arthur e seus cavaleiros embarcam em uma busca em busca do Santo Graal, que nas histórias arturianas diz ter propriedades mágicas. Outra lenda medieval sugere que José de Arimatéia, o homem que assumiu a responsabilidade de enterrar Jesus, viajou para a Grã-Bretanha e trouxe o Santo Graal com ele.

Embora essas sejam lendas populares e fascinantes, os estudiosos geralmente consideram as histórias fictícias. Os estudiosos não podem sequer ter certeza se a Última Ceia realmente ocorreu e se o Santo Graal já existiu. Mesmo que o Santo Graal existisse, é improvável que ele seja encontrado.

Uma verdadeira peça da verdadeira cruz

(Crédito da imagem: Shutterstock)

Em todo o mundo, existem literalmente centenas de pedaços de madeira que vieram da cruz em que Jesus supostamente foi crucificado. Um exemplo foi encontrado em 2013 durante uma escavação arqueológica na Turquia.

As relíquias de Jesus, particularmente as peças da cruz, eram particularmente populares durante a Idade Média. O teólogo John Calvin (que viveu de 1509 a 1564) disse que, se todas as supostas peças da verdadeira cruz fossem reunidas, elas poderiam preencher o compartimento de carga de um navio inteiro.

Tais peças ainda são populares hoje. Em 2017, a Live Science informou sobre um negócio que vendia relíquias (incluindo um osso supostamente de São Nicolau) no eBay. Várias peças supostamente da verdadeira cruz estavam à venda a preços de cerca de US $ 500, descobriu a Live Science na época.

No momento, não existe uma suposta parte da verdadeira cruz que os estudiosos concordam que seja autêntica, e parece improvável que alguma seja encontrada, porque ela seria feita de madeira e provavelmente se decomporia há muito tempo. Mesmo que um pedaço da verdadeira cruz tenha sobrevivido até os dias atuais, seria difícil para os estudiosos identificá-la.

Tesouros de rolagem de cobre

(Crédito da imagem: www.BibleLandPictures.com/Alamy)

Encontrado em uma caverna perto de Qumran, o "Pergaminho de Cobre" é um dos mais incomuns dos Pergaminhos do Mar Morto. Inscrito em cobre (como o próprio nome sugere), o "pergaminho" discute os esconderijos de uma grande quantidade de tesouros. Esse montante inclui itens de ouro e prata que, segundo alguns estudiosos, pesam 65 toneladas (59 toneladas) de prata e 26 toneladas (24 toneladas) de ouro no total.

As descrições do texto dos esconderijos são enigmáticas e difíceis de entender. Por exemplo, o pergaminho diz que parte do tesouro está "na grande cisterna, que fica no pátio da pequena colunata" (tradução de J. T. Milik). Outro lote está na "caverna do pilar voltada para o leste, com duas entradas", diz o pergaminho.

Os estudiosos debatem se esses tesouros já existiram. Alguns acreditam que os tesouros poderiam ser reais, talvez ocultos antes de Jerusalém ser capturada pelos romanos no ano 70, enquanto outros estudiosos pensam que os tesouros podem ser fictícios. De qualquer forma, parece improvável que eles sejam encontrados.

Fonte Q

(Crédito da imagem: Shutterstock)

Fonte Q é o nome que os estudiosos dão a um texto hipotético que pode ter sido usado para ajudar a escrever o Evangelho de Mateus e o Evangelho de Lucas. Muitos estudiosos acreditam que o Evangelho de Marcos foi o evangelho cristão mais antigo e que os autores dos Evangelhos de Mateus e Lucas usaram a fonte de Marcos e Q para escrever seus Evangelhos.

Os arqueólogos ainda não encontraram um texto contendo a fonte Q, levando alguns estudiosos a especular que a fonte era uma tradição oral que nunca foi escrita ou que a fonte Q nunca existiu.

Se a fonte Q existisse e foi anotada, provavelmente não foi copiada tão amplamente quanto os Evangelhos de Marcos, Mateus e Lucas. Embora existam inúmeras cópias desses evangelhos dos tempos antigos e medievais, nem um único texto da fonte Q sobrevive hoje, e parece improvável que um seja encontrado.

A verdadeira mortalha de Jesus

(Crédito da imagem: Shutterstock)

De acordo com as histórias contadas na Bíblia, um homem chamado José de Arimatéia enterrou Jesus após sua crucificação. "Então, José comprou um pano de linho e derrubou o corpo, envolveu-o no pano de linho e o colocou em uma tumba que havia sido escavada na rocha. Ele então rolou uma pedra contra a porta da tumba." Marcos 15:46.

Houve um grande interesse em encontrar essa mortalha. Várias falsificações surgiram ao longo dos séculos, a mais famosa delas foi o Sudário de Turim, criado na Idade Média.

Não está claro o que aconteceu com a mortalha real de Jesus. O Evangelho de Lucas diz que, depois que Jesus foi sepultado, o apóstolo Pedro entrou em sua tumba e "curvando-se, viu as tiras de linho repousando sozinhas e foi embora, imaginando o que teria acontecido". Lucas 24:12. O que quer que tenha acontecido com a mortalha real de Jesus, parece improvável que alguma vez seja encontrado.

Pin
Send
Share
Send